segunda-feira, 29 de abril de 2013

A influência da arquitetura no comportamento humano

 O que o desenho urbano e a arquitetura podem fazer para melhorar a saúde das pessoas e também o meio ambiente?
No contexto urbano, podem ser propostas tais idéias:
- uso misto do solo, ou seja, combinar atividades comerciais, serviços e residências no mesmo bairro, proporcionando maior possibilidade de as pessoas se deslocarem a pé;
- quarteirões menores, pois assim as ruas ficariam mais próximas;
- calçadas maiores e espaços destinados às bicicletas;
- fechamento de algumas ruas para automóveis aos finais de semana também é uma boa alternativa já existente em várias cidades.


Na arquitetura, pensar na movimentação dos espaços internos é uma proposta que se bem planejada pode trazer ótimos resultados.
Nos últimos anos, regulamentações para prevenção de incêndios e acessibilidade acabaram fazendo com que as escadas passassem a ser utilizadas apenas em situações de emergência, fato este que pode ser mudado se a arquitetura contar com um bom planejamento do espaço, levando em consideração uma ágil circulação interna e a evacuação.
- Pensar na escada como um elemento arquitetônico que possui uma plasticidade chamativa, pode incentivar o seu uso;
- Aliado à plasticidade da escada está o posicionamento da mesma. Colocá-la próxima à entrada do edifício pode ser um ponto bastante positivo;

- A presença de luz natural também é um grande fator de incentivo ao seu uso;
- Colocar sinalizações sobre o uso da escada próximo a elevadores também pode influenciar.

Vale ressaltar, que não é necessário esconder os elevadores, já que existem pessoas que realmente necessitam deles.
Se essas e outras medidas forem aplicadas em projetos arquitetônicos o comportamento humano terá mudanças, pois as pessoas passarão a se movimentar, se exercitar com os próprios compromissos diários, tendo assim uma vida mais ativa, podendo até amenizar problemas de saúde.
Além de contribuir com a saúde, tais medidas acarretam uma significativa mudança no meio ambiente, pois diminuiria a quantidade de carros nas ruas e o consumo de energia com elevadores, escadas rolantes e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário