sexta-feira, 4 de maio de 2012

COBOGÓ


Na fachada da Farm Rio postada ontem o elemento principal era o cogobó.
Para entender melhor, cogobó são elementos vazados originalmente feito em cimento, usado nas construções principalmente para se ter iluminação e ventilação natural.
A versatilidade deste elemento é imensa: pode vedar uma fachada inteira ou uma pequena parede interna da casa. A sua instalação também é muito simples, a argamassa para o seu assentamento é comum. O que acho interessante é o fato dele ter uma funcionalidade tão grande e não ser muito divulgado. Além do efeito estético que ele dá para o ambiente.
Criado em Recife o cobogó teve seu nome originado a partir das iniciais de três engenheiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Este elemento vazado foi muito utilizado na arquitetura entre os anos 40 e 60,  com sua "volta" com força total na arquitetura contemporânea, o cobogó ressurge atualizado em novos formatos, materiais e cores.
Segue uma seleção de projetos com cobogós que separamos para vocês. Inspire-se!!!!



Projeto de um restaurante italiano na cidade La Nonna no México, nesse caso foi usado o cobogó tradicional em cerâmica vermelho até o teto.O efeito visual é obtido pelo uso dos elementos vazados na frente de superfícies espelhadas, criando um jogo de luz e sombras!




Projeto de fachada feito com quatro tipos de cobogó, para Casa Cor Brasília 2008.


Essa fachada da loja Hi- Lo nos Estados Unidos foi usado apenas um tipo de cobogó porém eles não são vazados pois foram usados como revestimento, o que é uma ótima idéia também.

Fachada do Hotel Qing Shui Wan na China, foi usado apenas um tipo de cobogó , porém o que da toda diferença é o efeito da iluminação.


Projeto de SPA para Casa Cor Minas Gerais, o cobogó preto foi usado como divisório para os ambientes.


Parede de cobogó genuíno.


Nesse projeto a cozinha e a sala do apartamente é integrado, para dividir a área de serviço a arquiteta usou uma divisória de cobogó esmaltado colorido, permitindo a passagem de luminosidade e ventilação.


Fachada de uma lanchonete em São Paulo, que tem a arquitetura inspirada nos anos 50.


Dois tipos de cobogós assentados intercalados formam uma linda parede com trama de palhinha. Projeto Cícero Ferraz da Cruz. Ficou lindo!!!


Cobogó pintado de preto e usado como se fosse um biombo para separar os ambientes. Restaurante Coco Bambu Brasília, projeto Raquel Fechina.Eu amei esse projeto!!

Na varanda foi feito uma parede de cobogó esmaltado branco. Ficou maravilhoso o espaço!!


Para a divisória do hall de entrada da sala foi usado dois tipos de cobogó pintados de preto. Adorei o efeito e vocês??


O efeito dos painéis vazados ficam ainda mais evidentes em interiores com grandes alturas. Sala moderna com cobogós cinzas.


O arquiteto Márcio Kogan criou o Cobogó Haaz,  uma versão mais moderna do cobogó feita em mármore branco para uma exposição na Turquia. Lindo demais!


Cobogó de trama de palhinha, mas na cor cinza, fazendo a parede do fundo do sofá. Projeto Luciana Pastore e Maria Paula Giuliano para a Brastemp Gourmet 2011.

by Michele Anézio
via:ASSIM EU GOSTO

2 comentários:

  1. Fiquei curioso como conseguiram fixar os cobogós do estaurante italiano na cidade La Nonna no México. Alguém sabe dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Bom tirando sua dúvida sobre os cobogós do restaurante, as paredes de cobogós foram assentas normalmente e os cobogós do teto foram assentados por cima da lage , como se fosse um revestimento.

      Excluir