terça-feira, 8 de maio de 2012

SALA DE JANTAR


Para quem adora dar almoço e jantares para os amigos a sala de jantar é um ambiente super  importante, por isso seu planejamento é fundamental !
Para isso devemos saber quantas pessoas ela vai atender, assim podemos começar a dimensionar a mesa, as cadeiras, aparador , pendente e etc...
Quando formos escolher a mesa devemos levar em conta o espaço de circulação ao redor dela de no mínimo 0,90 cm, tendo essa medida podemos definir tanto o tamanho quanto o formato da mesa.

VIA ASSIM EU GOSTO

As mesas com formato retangular se adaptam melhor em ambientes mais estreitos e podem acomodar mais pessoas, já as mesas quadradas e redondas acomodam no máximo 8 pessoas, mais do que isso a mesa tem que ser muito grande e acaba gerando um desconforto.
Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, a dica é pensar no tamanho de um jogo americano, com uma sobrinha. Dessa forma, cada pessoa deve ter livre uma espaço de no mínimo 60cm.

VIA ASSIM EU GOSTO

O tamanho das cadeiras também é importante definir, se sua mesa é pequena e a circulação em volta é miníma, não adiantar optar em colocar cadeiras imensas.
A regra continua sendo a proporção do espaço e da mesa. O estilo vai do gosto de cada um , podendo ser cadeiras estofadas, rústicas, de acrílico ou outra completamente diferente.
Se você depois de colocar a mesa e as cadeiras estiver com um espaço sobrando, é interessante colocar um aparador que além de preencher o espaço, no dia-a-dia da para apoiar adornos, livros e quando necessário servir de apoio para sala de jantar.
Para a iluminação o ideal seria a difusa, pois deixa o ambiente mais aconchegante, e deve evitar o foco direto sobre a mesa, que pode esquentar ou refletir nos olhos. O ideal seria escolher um ou mais pendentes , isso vai depender do tamanho da mesa. A altura ideal para o pendente é que o meio da cúpula fique na altura dos olhos. No geral, a parte inferior da cúpula fica aproximadamente 1,50 m do piso.
Ao redor da mesa vocês podem estar iluminando com uma luminária embutida.


VIA ASSIM EU GOSTO

Depois dessa parte definida, vale a pena caprichar na decoração do espaço, deixando mais aconchegante e com seu estilo próprio, usando papel de parede, espelhos, madeira, quadros, tecidos,cores diferentes, revestimentos. Para isso separamos algumas idéias para vocês.



Para essa sala de jantar a linguagem foi bem descontraída, usando cores fortes como o vermelho no sofá, o armário com portas de lousa, mesa diferente e almofadas coloridas.Até está parecendo uma brinquedoteca.


Sala de jantar com mesa retangular para 10 lugares de laca e vidro , o pendente é lindo , porém eu usaria um maior ou dois pelo tamanho da mesa. Na parede foi madeira e um grande espelho.



Eu amo essa sala, moderna,  na parede úam cor lilas, cadeiras estofadas, mesa quadrada de laca e vidro branco  e um pendente curvo.



Sala chic com mesa quadrada para 8 pessoas de madeira e vidro, as cadeiras fazem conjunto (o encosto é de palhinha), o pendente de cristal da o toque sofisticado para a sala, o aparador, a tela e o espelho complementam a decoração.



Duas salas lindas com mesa redonda, a primeira a mesa é redonda de vidro com o pé escultural (linda), na parede foi feito vários ninhos decorativos, contornando a mesa.
Na segunda  a decoração é mais sóbria com tons de cinza, preto e branco, a mesa é de madeira escura combinando com a proposta, o pendente é enorme (eu adoro) e básico.


Essa sala de jantar é totalmente clássica, podemos perceber pelos móveis e as cadeiras, o pendente é maravilhoso circular preto meio transparente, acho chic. A mesa é oval para 6 lugares, por ter sobrado um bom espaço usaramm um aparador com espelho em uma lateral e na outra uma cristaleira.


Essa sala é tudo de bom, com uma decoração bem leve e super aconchegante.
a mesa é retangular com tampo de vidro , as cadeiras são giratórias sendo todas iguaias, mais as das pontas tem braço. O aparador é de laca branca com portinha de espelho. O papel de parede é brasão bem clarinho só para dar um efeito.


By Michele Anézio

4 comentários:

  1. Amei as salas de jantar cada uma com seu ambiente uma mais linda que a outra, achei muito importante levar em conta o tamanho das mesas e a altura dos pendentes para que possamos ter uma ideia de espaço.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma pergunta! Fica feio se o tapete for praticamente do mesmo tamanho da mesa? Tipo... mesa 2,80 de largura e o tapete 3,00? (não pretendo colocar cadeiras nas pontas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, o tamanho do tapete deve ser um pouco maior, de forma que a mesa e as cadeiras não fique nem uma ponta para fora dele.

      Excluir