quinta-feira, 1 de março de 2012

RESTAURANTE NOVA ZELÂNDIA



Quem já não sonhou em ter uma casa na árvore? Agora imagine um restaurante.
Na nova Zelândia o restaurante YELLOW TREEHOUSE RESTAURANT foi projetado em 2008 por Petre Eising da Pacific Environmente Architects, a partir de uma campanha publicitária da Nova Zelândia a yellow pages. A idéia era construir restaurantes em árvores.




A 15 metros de altura do chãoo YELLOW TREEHOUSE fica suspenso e preso no tronco de uma árvore a Red Wood, que é tipo uma sequóia.




Seu formato lembra uma cisálida, cebola ou até mesmo um dente de alho.
O restaurante faz amplo uso de toda iluminação natural, com uma bela visão panorâmica do parque. Um verdadeiro conto de fadas!!!




Ele é sustentável todo feito de madeira reflorestada, não só a Rede Wood local, mas também Pinho e Álamo.




O acesso a TREEHOUSE é por meio de uma rampa de 60 metros de comprimento que leva até a copa.



O espaço de 10 metros de largura por 12 metros de altura comporta 30 assentos do restaurante, podendo acomodar até 50 pessoas em pé.
A cozinha e os sanitários ficam no nível do chão.







Para resistir as condições do tempo, foram usadas folhas finas de acrílico transpartente, assim além de protejer a estrutura, não agride o ambiente e ainda proporciona conforto e interação com a natureza.






Mas para chegar no resstaurante você precisa fazer a reserva, que só assim o endereço é revelado!!!




FALANDO NISSO:


Hoje além do YELLOW TREEHOUSE RESTAURANT na Nova Zelândia exeistem outros restaurantes e hotéis construidos em  árvores.

Um deles é o TREE HOTEL, inaugurado na Suécia no segundo semestre de 2010, é um dos carros-chefes. Todos os quartos ficam no alto de pinheiros. O mais simples é o chamado “A Cabine”, uma casa retangular, mas o grande destaque é o “Mirrorcube”, um cubo todo feito com estrutura de alumínio e todo espelhado, que reflete as imagens das árvores que ficam na reserva – o que faz o local ficar praticamente invisível. Ao todo são quatro dormitórios. Mas o hotel pretende abrir mais 24 quartos em até cinco anos.


No Brasil, também existem modelos similares. O JUMA HOTEL que  fica em uma região remota, a 100 quilômetros ao sudeste de Manaus. O hotel tem 12 cabanas especiais com vista para o lago, que ficam na altura das árvores (a 15 metros de altura da água na época da seca). Segundo o site do hotel, o local foi “planejado para ser totalmente integrado à selva, fornecendo uma verdadeira experiência amazônica aos seus hóspedes”.






No Japão, existe um restaurante construído no topo de uma gajumaru, da família do figo. Mas ela não passa de uma réplica de quase 20 metros (não se desespere: há um elevador dentro do tronco). O NAHA HARBOR DINER, localizado em Okinawa,  oferece um menu inteiramente asiático.





E ai ficaram com vontade de relizar seu sonho de infância e construir uma casa na árvore?




by Michele Anézio
Fonte: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário