sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LONDRES


Todo mundo sabe que as Olimpíadas está rolando, por isso toda a atenção está voltada para Londres na Inglaterra.
Inspirando nesse clima Olímpico resolvi mostrar os estádios que foram construídos para receber esse grande evento e é claro que não poderia deixar de falar das grandes e famosas  construções que existe em Londres como: a Tower Bridge,o Big Ben, o London Eye, o Swiss Re Tower, o Lloyd's Building , o City Hall e a Cidade dos Contêineres.



Esse grande estádio com capacidade para 80 mil pessoas foi o palco da cerimônia de abertura, também foi escolhido para as competições de atletismo e será realizado a cerimônia de encerramento.Seu nível inferior na verdade foi construído no meio de um buraco e ele é rodeado por águas em 3 dos seu lados, sendo assim para entrar nele os visitantes tem que passar por pontes.



Após as Olimpíadas o grande centro aquático construído , terá sua capacidade reduzida.


O Basketboll  Arena irá sediar os jogos de basquete e handebol. Essa construção será desmontada apos os jogos da comunidade Britânica, por isso na sua construção feita de 1000 de aço e paredes acústicas é totalmente reciclável, no seu exterior foi usado tecido de PVC.


Construída em frente a Horse Guards Parade  a Arena de vôlei de praia pode contar com essa visão maravilhosa.


Inaugurado em 2007 a North Greenwich Arena será o palco da ginástica rítmica, ginástica no trampolim e as finais do basquete.


O Earl's Court construído no ano de 1937 está sendo a sede do vôlei.


O Wembley Arena o famoso  e principal palco do futebol do Reino Unido, receberá também as competições de ginástica rítmica.


Com capacidade para 10 mil pessoas o Excel London está sediando os torneios de boxe, judô,esgrima, Taekwondo, tênis de mesa, levantamento de peso, luta olímpica e a luta greco-romana.



O histórico complexo de Wimblendon será o palco das competições de tênis.


Com uma forma bastante curiosas a Royal Artillery Barracks é o palco do tiro esportivo.


Uma das últimas instalações a ficar pronta foi a Water Polo Arena, construída para as competições de polo aquático.




O Velódromo, palco do ciclismo teve sua construção concluída em 2011. Com o formato de uma Rufles o seu sistema de ventilação será 100% natural.


Todos os novos estádios foram construídos com materiais sustentáveis e princípios verdes e alguns deles serão desmontados após os jogos olímpicos.




FALANDO NISSO:


Londres é uma cidade, onde o inovador e ousado caminham junto com o tradicional, se você andar pelas ruas de Londres vai percebendo que tem pessoas de diversos estilos, executivos com guarda-chuva no braço, as madames indo para o chá das 5,  pessoas com cabelos coloridos e roupas diferentes, os soldados vestidos como na época de Henrique VIII, carruagens, carros e assim vai. Nas construções dessa cidade tão diversificada não poderia ser diferente.






Vou começar falando do Big Ben uma construção que faz parte do Parlamento Britânico que se tornou um  símbolo de Londres. Desenhada por Charles Barry  a altura da torre atinge 98 metros de altura e sua arquitetura é gótica vitoriana. O design universalmente conhecido é constituído por um prédio de tijolos coberto com pedras e os 35 metros de cima é composto de uma agulha de ferro fundido que coroa a torre.
Os ponteiros dos quatro mostradores medem 2,7m e 4,7m e o sino, responsável pelo som das famosas badaladas pesa 13 toneladas.






Outro edifício super conhecido é a ponte  Tower Bridge , estrela de vários filmes e documentários. Situada no rio Tamisa a Tower Bridge é uma ponte levadiça que além de ter uma beleza arquitetônica, oferece uma vista espetacular da cidade. 
Na sua construção foram construídas duas torres de 65m de altura revestida em  granito e pelas pedras de Portland.
Ela foi construída com estilo arquitetônico gótico para que se  assemelhasse a Tower of London.
Hoje seu mecanismo que antes era a vapor foi trocado e sua iluminação também foi toda reformulada usando LED.








Uma construção bastante interessante é o City Hall instalado desde 2002 nas margens do rio Tamisa a poucos metros da Tower Bridge.Sua construção é considerada sustentável , por ter sido usados materiais recicláveis e pelo seu sistema térmico, onde foi projetado a partir de estudos em relação a iluminação solar, que resultou em seu formato oval inclinado propositalmente para o Sul, proporcionando melhor ventilação natural e minimizando a exposição direta aos raios solares. 









O 30 St Mary Axe é o primeiro arranha-céu sustentável de Londres, tendo 41 andares e atingindo 180m de altura ele é um dos projetos mais comentados da arquitetura verde.
Para sua construção os principais objetivos foram de fazer o uso da tecnologia e do design para projetar um edifício que reduzisse o impacto ambiental.
Seu consumo de energia é até 40% menor que outros edifícios, um dos sistemas que colaboram para isso são os 5500 painéis de vidro que servem de paredes externas , aproveitando o máximo de luz solar e abrem automaticamente, aumentando o sistema de condicionamento de ar natural de acordo com o vento e com o sol.





O edifício do Lloyd's é um impressionante monumento constituído por três torres e de dimensões que se destacam na cidade de Londres. Sua fachada é composta de vidro e aço frio dando uma aparência em comum.






A cidade dos Contêineres original foi construída em Londres , em 2001, como proposta vencedora de um concurso para transformar um píer abandonado em centro cultural.
É uma pilha de contêineres reaproveitados que se tornaram espaços residenciais e comerciais, visando a flexibilidade e o baixo custo.









E para finalizar, não poderia deixar de falar da London Eye uma grande roda gigante que oferece um ponto de observação único sobre a cidade.
Os passageiros se acomodam em cápsulas fechadas, acomodando mais pessoas.
Sua estrutura é apoiada apenas de um lado, o que permite que a roda penda sobre o rio Tâmisa. A parte da roda se assemelha a uma roda de bicicleta, com um cubo de roda e um eixo que se conectam ao aro por 64 raios.




By Michele Anézio

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, gostei bastante da famosa roda gigante, o London Eye. Partilhe as suas fotos em http://www.trivago.pt/londres-38715/mirante/british-airways-london-eye-13323 no site da Trivago. Cumprimentos

    ResponderExcluir