terça-feira, 20 de março de 2012

CORES



As cores influenciam psicológicamente os seres humanos de várias maneiras e está mais ligadas as emoções do que as formas.
Quando escolhemos as cores para elaborar nosso trabalho, seja no design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento estimulante, e que a cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positiva ou negativas, isso vai depender da sua utilização.
Por isso é muito importante estarmos atentos à psicologia das cores. É interessante ver como as marcas conhecidas mundialmente , fazem o uso constante desse conhecimento para chamar a atenção, ou simplesmnete vender mais produtos.
Empresas como a Coca- Cola , que utiliza do vermelho, cor que remete calor, mas que esse calor é quebrado pelo frescor das bolhas desenhadas em seu rótulo.


O Mc'Dolnalds, com as cores amarelo e vermelho, onde o amarelo é uma cor que gera ansiedade e o vermelho fome, os dois juntos estimulam os clientes a comerem mais e rapidamente pois a presença dessas cores geram desconforto .


Abaixo vou decrever algumas cores e seus efeitos sobre nós:


BRANCO, cria uma impressão de vazio e infinito. Evoca frescor, limpeza e pureza.



PRETO representa pessimismo,triteza, serenidade, sabedoria, masculinidade. Quando brilhante representa nobreza, distinção e elegância.



CINZA é uma cor neutra, que representa ausência de energia, indecisão, sabedoria e serenidade.




VERMELHO significa força, vitalidade, masculinidade,dinamismo,agressividade, fogo, fome, perigo,força , fúria e paixão. Desperta vontade e induz o ser a paixão.




LARANJA transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente e íntimo.




AMARELO é luminoso, aconchegante, atrai bastante atenção, representa felicidade, vivacidade, esperança, luz, otimismo, saúde e ansiedade.




VERDE, cor universal da natureza, tem frescor, harmonia e equilibrio, trás bem estar , tranquilidade, estabilidade e saúde.




AZUL, cor profunda, calma. Preferida pelos adultos pois marca a maturidade. Quando sobrio o azul chama o infinito, mais claro provoca sensação de frescor,higiêne, tranquilidade, credibilidade, fidelidade e harmonia.




ROXO é uma cor equivalente a pensamentos meditativos, representa fantasia, mistério e tem um lado místico. Assim como o preto remete nobreza e poder.



MARROM  causa impressão de algo maciço, denso, sugere segurança e solidez.




ROSA é uma cor de pouca vitalidadee sugere feminilidade e afeição. É íntima, romântica e delicada.



by Michele Anézio
Fonte; www.mundocor.com.br
           www.grito.com.br
           www.blogartkasa.com.br





Um comentário:

  1. Adorei as cores!!!
    O difícil é escolher qual delas a gente vai usar!!! Rs
    Bjss Má

    ResponderExcluir